top of page
Buscar

Como se posicionar como uma marca?

Atualizado: 21 de jul. de 2022

Querido diário,


Estava refletindo sobre os meus 19 anos de profissão, é incrível perceber quanta coisa mudou, como eu cresci e evolui. Acredito que uma das lições mais importante foi aprender como me posicionar no mercado e enxergar o meu nome como uma marca.


Durante muitos anos precisei correr atrás de clientes, divulgar meu trabalho com descontos, realizar promoções, entre outras coisas que eu ouvia para ter sucesso e crescer profissionalmente.


É engraçado, quando falamos sobre marca automaticamente pensamos no nome da empresa, no logo, nas cores e em outras características, mas esquecemos daquilo que não podemos ver e ouvir: a essência. Para ser mais clara, o posicionamento.


De acordo com o dicionário, se posicionar é a definição e ocupação de um espaço ou uma opinião.


Quando entendi o valor do meu trabalho, o poder que tenho nas mãos de transformar vidas… tudo mudou. Não foi de uma hora pra outra, mas a minha agenda começou a lotar quando decidi me posicionar de acordo com o meu propósito, e novos clientes começaram a chegar.


Mas o que é preciso fazer para se enxergar como marca? - você deve estar se perguntando.


Antes de tudo, é importante se posicionar de maneira clara e objetiva. Tenha em mente todo o valor que você pode entregar para seus clientes e planeje como irá fazer isso. Você precisa entender que se posicionar como marca é um processo constante de alinhamento entre imagem pessoal, identidade visual, equipe, cliente, serviços oferecidos, tom de voz, estratégias de marketing e etc...

Para facilitar, eu gosto sempre de responder algumas perguntinhas antes de iniciar qualquer projeto na minha empresa e tomo cuidado para reforçar sempre a imagem que eu quero transmitir.


  • Quem eu sou?

  • Qual o meu tom de voz?

  • Como eu trabalho?

E para validar o seu posicionamento no mercado, é muito importante entender como o público enxerga a sua marca. Essa será a resposta principal para saber se sua estratégia está funcionando de forma correta. Suas clientes confiam em você? Elas reconhecem o valor do seu serviço?


Caso você responda não para alguma dessas perguntas, é importante avaliar todo o processo novamente e mapear o que você pode implementar, retirar ou ajustar para ter o resultado que deseja.


No entanto, vale lembrar que tudo necessita de uma constância. Ao se posicionar como marca, lembre-se de ser verdadeira com suas escolhas e opiniões. Ninguém deixa uma marca memorável no mundo sem consistência e verdade.

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page